III CAMINHADA SOLIDÁRIA
Colóquio do Movimento 51 - CIDADANIA PARTICIPATIVA!
Desmontar o circo de feras
No seu artigo de opinião publicado no Jornal Cardeal Saraiva, sob o título "Desmontar o circo de feras", Rosa Cruz, deputada municipal eleita pelo M51, faz uma análise do mandato que se aproxima do fim.
Recorrendo a uma imagem circense, a autora afirma que como feras habituadas a presas incautas, fáceis de manietar e amestrar – há ali quem não tuja nem muja –, a maioria absoluta limiana, embotada e calcificada há longo tempo, tem-se contorcido e cuspido fogo contra aqueles que apelidam de agitadores e inconsequentes. O empenhamento ativo, o questionamento crítico, a exigência de transparência defendidas pelo M51 têm sido um verdadeiro estorvo para o situacionismo.
Termina afirmando que é urgente aspirar este pó, limpar o mofo e arejar a casa, deixar entrar correntes de ar novo, proclamar e PRATICAR os valores democráticos, o diálogo, a transparência e o pluralismo; envolver a sociedade civil, desconstruindo mitos e medos; informar e captar os mais jovens respondendo aos seus anseios, clarificando as suas dúvidas e admiti-los no ativo, incutindo-lhe responsabilidades, potenciando e rentabilizando os seus saberes académicos e tecnológicos e a sua perceção da vida e da atualidade. Concertar esforços, debater sem sofismas, encontrar consensos. Congregar mundividências e mundivivências. Isso é fazer política a sério.